sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Compostagem é um conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em minerais.O composto adiciona matéria orgânica ao solo. Ajuda a reter a água nos solos arenosos e dá porosidade aos solos argilosos. Introduz no solo organismos benéficos, como bactérias e fungos, que têm a capacidade de devolver os nutrientes minerais do solo às plantas.

O que deve ser controlado: a Temperatura pode atingir os 60º a 65º C . No Inverno deve ser coberto porque os organismos só estão activos com temperaturas altas. Humidade - Os organismos que participam na transformação do “lixo” em fertilizante reproduzem-se apenas em condições ideais em termos de humidade: não deve estar nem muito seco nem muito molhado. Oxigenação – Os organismos não sobrevivem sem a existência de oxigénio: periodicamente o composto tem que ser mexido.

Nas disciplinas de Ciências Naturais e Ciências Fisico-Químicas fomos buscar borras de café oferecidas pelo bar. A cantina da escola coloca os restos verdes diariamente no compostor. Fomos buscar ao compostor solo onde depois observámos microorganismos através da lupa binócular e microscópio. Em Físico-química medimos o pH do solo e brevemente mediremos a temperatura do interior do composto.

(8º B - Inês Parrança; Pedro Marques, Rafael Carapinha, André Negreiros)

Sem comentários:

Enviar um comentário