quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Alunos estudam na Ribeira do Freixo


O Agrupamento de Escolas de Vidigueira propõe actividades no âmbito do programa eco-escola para o conhecimento dos invertebrados que existem na Ribeira do Freixo. Através destes animais podemos ficar a conhecer se o rio é muito poluído ou não e avaliar a qualidade da água.
Esta é uma das maneiras que a escola planeou para que os alunos tivessem contacto com o meio natural e aprenderem a identificar situações de perturbação do meio aquático e alertar, se necessário, as autoridades locais, promovendo uma cidadania activa.
Os macroinvertebrados são organismos aquáticos visíveis a olho nu ou com ajuda de uma lupa. São vermes, moluscos, crustáceos, larvas e adultos de insectos, entre outros. Estes organismos são indicadores da qualidade da água porque alguns são sensíveis à poluição e outros são muitos tolerantes.
Os alunos irão recolher amostras de macroinvertebrados, identificá-los e tirar conclusões sobre a qualidade da água da Ribeira do Freixo na Primavera de 2011.
Este projecto é patrocinado pela Fundação Ilídio Pinho, através do Banco Espírito Santo (BES) e tem a parceria da Câmara Municipal da Vidigueira.
8ºA
Andreia Oliveira – nº5
Nadini Sanhá - nº18
Carina Bravo - nº24

Sem comentários:

Enviar um comentário