terça-feira, 16 de março de 2010

Projecto Ninhos artificiais para Aves insectívoras

A 17 de Março de 2010 efectuámos a colocação de ninhos artificiais na mata das piscinas, com o acompanhamento técnico do LabOr – Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora. Várias turmas do 2º e 3º ciclo, supervisionadas pelos Professores Paiva, Isolina, João Pedro e Maria do Carmo, estiveram envolvidas na montagem das madeiras, previamente cortadas e fornecidas pela autarquia da Vidigueira.
Segundo informou o Dr. Pedro Pereira do Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora, a área terá capacidade para 2 a 3 casais de Chapins. Estas aves são territoriais, tendo habitualmente o seu ninho no centro do seu território. Os estudos até agora realizados com as espécies que pretendemos atrair, apresentam uma taxa de ocupação de ninhos artificiais que ronda os 20%, daí a colocação de 10 ninhos ao longo das zona central da mata de pinhal (não é grande mas é óptima para uma actividade escolar).
Foram colocados em local elevado, pouco exposto e sem ramos que dessem acesso fácil a predadores (como gatos).
Os chapins têm a sua época de reprodução entre Março e Junho, podendo fazer duas criações. Em cada uma delas chegam a cuidar de mais de 10 filhotes, pelo que são bons controladores naturais de insectos, de que é exemplo a lagarta da Processionária do pinheiro que, nalguns locais, constitui um problema de saúde pública devido às reacções alérgicas que pode causar.
Haverá monitorização da eventual ocupação dos ninhos através de visitas periódicas que, envolverão observação com recurso a binóculos, uma webcam com luz própria ligada a um pc portátil e fichas de registo de dados. Consoante os dados obtidos, poderão ser feitas diferentes tipos de análises: construção de gráficos, médias, taxas de ocupação, etc.
Este é um projecto enquadrado no plano de acção da candidatura ao galardão Eco-Escola e que visa aliar a Educação Ambiental ao Ensino Experimental das Ciências.




Ninho de processionária num dos pinheiros da área de estudo.

1 comentário:

  1. Muito interessante e motivador do respeito pela natureza, assim como da simbiose possível entre os muitas vezes (demasiadas...)"agressivos seres humanos" e a natureza ornitológica que nos circunda e envolve.
    Parabéns a todos os participantes!

    "Pius" de saudação para todos!!!

    Ana Paula Graça

    ResponderEliminar