sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Novas ideias... Bem-vindas!!

O MPI - Movimento Pró-Informação para a Cidadania e Ambiente visitou o nosso blogue e fez-nos óptimas sugestões relacionadas com a alimentação.
Na sua opinião, "este tema tem sido menos explorado pelas escolas em geral, em contraste com o tema dos resíduos, por exemplo, embora também nesse tema se poderia fazer mais pela promoção da redução de resíduos (como por exemplo, fazer iogurtes em casa, comprar produtos avulso, confeccionar sacos de pano para as compras, ...). Voltando ao tema da alimentação, esse tema é abordado, mas não de uma forma integrada e mais abrangente, assim fala-se da importância de respeitar a Roda dos Alimentos, mas depois não se vai mais além, como a qualidade dos ingredientes, a dieta mediterrânica, os transgénicos e não se trabalha do ponto de vista prático na reeducação do gosto, do prazer de comer (bem), a confecção de alguns pratos.
Sobre a reedução do gosto, o Movimento Slow Food tem algum experiência e têm constatado por exemplo que as crianças preferem a carne de produção industrial à carne genuína, devido ao seu saber mais intenso ao qual se desabituaram, ou pura e simplesmente nunca o tinham experimentado alguma vez na sua curta existência."

Puseram também ao nosso dispor materiais didácticos e textos de apoio para actividades sobre eco-alimentação e transgénicos.
Que bom receber visitas!

2 comentários:

  1. Parece-me que em questões de saúde e ambiente e equilíbrio, o R é uma letra muito importante: reciclar, reutilizar, reduzir e …recordar. Recordar muitos dos hábitos que os nossos pais e avós abandonaram porque foram mal informados ou as condições de vida não os facilitaram.
    A cultura dos nossos alimentos, a confecção das nossas refeições, tem muitas e boas práticas que será bom recordar. É bom não deixar morrer as nossas hortas, não lhe podemos chamar de urbanas, mas…imitam e desempenham muito bem a função de proporcionar alimentos KM 0, pois grande parte do custo dos alimentos é devido ao seu transporte. Ao mesmo tempo imitam muito bem os alimentos biológicos, não é a mesma coisa, dirão, mas tem tão poucos produtos químicos, podem ser adubados com os resíduos orgânicos …. e mais qualquer coisa das nossas casas e quintais.
    Devemos RECORDAR que as nossas vilas são privilegiadas pelo tamanho, composição e localização, vamos RENTABILIZAR tudo isso. Tanto RRRR

    ResponderEliminar
  2. E O R de Roupa Velha, de Restos de ontem ("REDON")em vez de desperdício. As cascas dos ovos secas ao sol e misturadas na comida das galinhas, juntamente com os restos dos vegetais crus... eram estes os hábitos da minha avó. Quando comia um ovo já não misturava carne nem peixe; as águas de cozedura aproveitadas para sopas... Havia poupança, alimentação saudável e gestão racional dos recursos por força das circunstâncias. Tinha hortas pois claro e coelhos e galinhas criadas por si e que forneciam a principal fonte de proteínas animais que consumia ao longo do ano e em circunstâncias especiais. Muitos vegetais e muita fruta da época (km zero, pois então)... enfim foi o tal R de Recordar o R de sobRevivência.

    ResponderEliminar