segunda-feira, 29 de março de 2010
Os aparelhos em Standby
Atenção aos ecrans, dvds, consolas, tvs, ... Saiba porquê aqui.
quarta-feira, 24 de março de 2010
Herbário de plantas espontâneas
O Jardim em evolução
As turmas das professoras Lurdes Sousa, Elsa Bôto e do professor João Pedro têm trabalhado no jardim. A Câmara Municipal da Vidigueira assegurou a lavra do terreno e a Câmara Municipal de Beja forneceu a maioria dos arbustos até agora plantados. Tivemos também o contributo de alguns alunos que trouxeram várias plantas aromáticas e medicinais. Os professores Paiva e Isolina vão iniciar a construção de placas de identificação das plantas. As professoras Cristina Ramos e Ana Paula Graça têm feito registos fotográficos que nos permitem hoje ver a evolução deste trabalho que continua...
Temos tido igualmente a colaboração dos senhores funcionários Francisco, Vitor e Romualdo (que já preparou os postes e arames para a nossa Framboeseira). As senhoras funcionárias do refeitório iniciaram já a utilização do compostor (que alguns alunos restauraram depois de algum uso desadequado em brincadeiras pela escola fora...).
Contamos com todos para dedicarem alguma atenção sempre que é necessário regar, reparar danos, tirar lixo e contribuir com mais exemplares de plantas aromáticas e medicinais. Falta-nos Lúcia-lima e Malva-rosas!!!!!
terça-feira, 16 de março de 2010
Projecto Ninhos artificiais para Aves insectívoras
Segundo informou o Dr. Pedro Pereira do Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora, a área terá capacidade para 2 a 3 casais de Chapins. Estas aves são territoriais, tendo habitualmente o seu ninho no centro do seu território. Os estudos até agora realizados com as espécies que pretendemos atrair, apresentam uma taxa de ocupação de ninhos artificiais que ronda os 20%, daí a colocação de 10 ninhos ao longo das zona central da mata de pinhal (não é grande mas é óptima para uma actividade escolar).
Foram colocados em local elevado, pouco exposto e sem ramos que dessem acesso fácil a predadores (como gatos).
Os chapins têm a sua época de reprodução entre Março e Junho, podendo fazer duas criações. Em cada uma delas chegam a cuidar de mais de 10 filhotes, pelo que são bons controladores naturais de insectos, de que é exemplo a lagarta da Processionária do pinheiro que, nalguns locais, constitui um problema de saúde pública devido às reacções alérgicas que pode causar.
Haverá monitorização da eventual ocupação dos ninhos através de visitas periódicas que, envolverão observação com recurso a binóculos, uma webcam com luz própria ligada a um pc portátil e fichas de registo de dados. Consoante os dados obtidos, poderão ser feitas diferentes tipos de análises: construção de gráficos, médias, taxas de ocupação, etc.
Este é um projecto enquadrado no plano de acção da candidatura ao galardão Eco-Escola e que visa aliar a Educação Ambiental ao Ensino Experimental das Ciências.
Ninho de processionária num dos pinheiros da área de estudo.
sábado, 13 de março de 2010
segunda-feira, 8 de março de 2010
CONCURSO ECO-PONTO
Já viram o cartaz no painel Eco-Escola perto da recepção?
Já falaram com o vosso Director de turma sobre isto?
segunda-feira, 1 de março de 2010
Atelier do GAAF - já participaste em algum?
- Atelier de Identificadores para a porta do quarto (cartolina e cartão) - 9 e 11 de Março de 2010 das 12:45H Às 13:45H na sala de convivio;
- Atelier de EcoBijuteria (pulseiras com garrafas de água) - 16 e 18 de Março de 2010 das 12:45H às 13:45H na sala de convivio.
O GAAF da nossa escola tem o apoio de técnicos da Terras Dentro. Sabe mais sobre esta associação aqui.